Projeto: Yoga da pele pra dentro?
Encontros Mensais
|Arogya
Próximo encontro 18/03 Série de encontros mensais com temas atuais e roda de conversa para aprimorarmos o conhecimento de si e da relação com o mundo.
Horário e local
Encontros Mensais
Arogya, R. Gen. Carneiro, 1332 - Centro, Ponta Grossa - PR, 84010-370, Brasil
Sobre o evento
Yoga da pele pra dentro?
Sim, mas também da pele pra fora, até que não exista mais dentro e fora. Na raiz da perspectiva não dual, não há essa separação. É claro que no campo relativo a existência humana, vivemos uma relação dual com as coisas e as pessoas, mas buscamos perceber além, ampliando nossa visão do mundo e das coisas. Existe o mergulho profundo na consciência, essa que é comum a todos os seres, que nos atravessa. Mas também existe o retorno a superfície, a construção das relações humanas, a construção do ser social, a reflexão sobre o conhecimento, enfim, esse campo em que habitamos. Esse movimento, esse pulsar, “spanda”, esta ocorrendo a todo instante, num constante ritmo de expansão e recolhimento, onde se dá a manifestação.
Não dá pra falar de yoga sem falar em conhecimento, amor ao conhecimento. Não apenas através dos textos antigos, que nos orientam e alicerçam a nossa base para a investigação de si. Mas o conhecimento que nos faz entender a sociedade em que vivemos.
A epistemologia é algo permeia muitas escolas de pensamento (indianas ou não), inclusive o tantra não dual. Uma forma de investigar o conhecimento, que nos traz questionamentos do tipo: como eu sei as coisas que eu sei? Como posso validar este conhecimento? O que eu penso é de fato uma realidade?
Quando nos tornamos questionadores, até mesmo do nosso pensamento/conhecimento, abrimos uma nova possibilidade, aquela “pulguinha atrás da orelha”. Precisamos sim confiar em nós, ter auto estima, autonomia, mas também preisamos questionar aquilo que sabemos, ou achamos que sabemos.
Dentro da epistemologia (tantra não dual) há três pilares que sustentam a construção e validação do conhecimento:
- percepção direta - aquele conhecimento que se dá através da nossa experiência direta com uma situação específica;
- inferência – quando levamos a nossa experiência de uma situação especifica para algo geral ou vice-versa;
- transmissão fidedigna – quando autoridades confiáveis (professor, comunidade, escritura, que sabe sobre aquele assunto) validam aquela informação.
O conhecimento é validado então, quando estes três pilares são coerentes. Com isso podemos desconfiar e ser um pouco mais críticos com nosso discurso ou com o que ouvimos.
Alguns questionamentos válidos:
- Como posso assumir uma verdade a partir da minha experiência pessoal, já que a minha experiência é uma interpretaçao apenas?
- Como posso, a partir da experiência individual, deduzir que a experiência será igual para outra pessoa ou grupo?
- Com base em que eu acredito nesse discurso ou manifesto minhas opiniões?
Com tudo isso, e por amor ao conhecimento, convidamos vocês para um novo ciclo que se inicia neste espaço. Teremos encontros mensais com diversas pessoas, profissionais, especialistas ou de seu lugar de fala, que fazem parte dessa comunidade onde, através da transmissão fidedigna, o conhecimento pode ser validado.
Ficaremos honradas em recebê-los aqui nesse espaço ou via Google meet para participar de temas importantíssimos para o desenvolvimento das ralações humanas para que juntos possamos sair da inércia e da ignorância e construir um lugar de respeito e amor.
Valor por encontro: R$30
A inscrição será feita pelo site e o pagamento por PIX, realizado antecipadamente. Após a inscrição você receberá um email com as instruções.
As vagas presenciais são limitadas.
Para acadêmicos interessados em declarações de horas, favor solicitar previamente.
CONFIRA ABAIXO OS PRÓXIMOS ENCONTROS.
Agenda
2 horas 30 minutos"A construção do conhecimento pela perspectiva de Paulo Freire" com Esméria Saveli
Arogya e Google meet
2 horas 30 minutos"O agro não é pop! Agroecologia: você tem fome de quê?"com Odair Oliveira
Arogya e Google meet