top of page

YOGA

O corpo é como uma vasilha de barro crua que, se submergida na água, desintegra-se. Por isso, deve ser exposto ao fogo do Yoga para fortalecer-se e purificar-se.

Gheranda Samhita I-8

O QUE É YOGA?

É ióga, yôga, yoga?

Na escrita, o correto em sânscrito é YOGA e a pronúncia é com o Ô fechado; mas já que a palavra foi abrasileirada, pouco importa como você quer falar ou escrever. 

E o que abrange o Yoga?

Podemos falar sobre dois viés. Primeiro, Yoga como darshana (escola de pensamento), sendo seu texto fundamental o Yoga Sutra de Patanjali (Aforismos da Absorção). Por outro lado, yoga como conjunto de técnicas ou método que tem por objetivo a libertação (Hatha Yoga e seus derivados).

 

Libertação?

Libertar-se da ignorância, das crenças e padrões que criamos, tanto individual quanto coletivamente, de pensar que somos separados do todo, ou da nossa identificação apenas com a camada mais superficial da nossa existência. Por vezes nos identificamos com as coisas que possuímos, com nosso corpo, com nossos pensamentos ou com nosso nível de energia/vitalidade. Normal, cada momento permite um certo tipo de identificação. Porém queremos experimentar as camadas mais profundas da existência, produzindo um encontro com realidades que não aparecem pra nós, mas que sempre existiram. Essa experiência vai modificando a nossa relação com o mundo e por mais que mergulhemos, retornamos a superfície procurando integrar essas camadas.

 

O que o esperar do Arogya?

Baseamos nossas práticas no Hatha Yoga, que é um caminho sistemático para o desenvolvimento espiritual, sendo que suas técnicas são baseadas na integração do corpo, da mente e do espírito, estando ao alcance de todos. Não seguimos o yoga de forma "engessada",  nem separamos os alunos por níveis, buscamos aqui a autonomia sobre o próprio corpo, propondo uma prática mais livre e que se adapte a cada indivíduo. Acreditamos que não é o indivíduo que se adapta ao Yoga, mas sim o Yoga que se adapta ao indivíduo, permitindo que a pessoa viva seu cotidiano com mais consciência e presença, percebendo o espaço que ocupa. Esta liberdade na prática não exclui o estudo dos textos, já que eles podem conduzir ou ao menos apontar para o objetivo que buscamos aqui.

HORÁRIOS

7h 8h30 9h30 10h30 11h15 14h30 17h 18h 19h15.png

ESPECIALIDADES

Hatha Yoga

A prática de Hatha vê o corpo como objetivo, não em relação a aparência, mas o corpo como meio de realização. Em uma prática de Hatha é possível experimentar kriyas (limpeza), asanas (posturas), pranayamas (respiração), relaxamento, meditação, mantras, enfim, diversas possibilidades buscando integrar corpo e mente, a capacidade de simbolizar e perceber o que somos de fato, um microcosmo. Normalmente as posturas tem uma permanência maior, podendo ser uma prática intensa ou não.

Arogya II - por Nina Bufferli Barbosa-87.jpg
Arogya II - por Nina Bufferli Barbosa-87.jpg
Arogya II - por Nina Bufferli Barbosa-122.jpg

Vinyasa Yoga

Estilo de prática em estágios, que associa o movimento corporal à respiração e cria uma qualidade fluida da prática. A respiração fornece o ritmo, além de guiar e manter a atenção presente em cada momento. A dinâmica de estágios e respiração permite à mente ganhar presença e qualidade meditativa e manter o foco no momento presente. É comum durante a prática de vinyasa a ocorrência de algumas posturas e movimentos mais desafiadores. A ideia é manter a respiração fluida e a mente presente mesmo diante de ações mais complexas para manter equilíbrio e posturas suficientes para o corpo. Além das posturas, há pranayama, relaxamento, meditação e mantras.

Yoga Restaurativo

O objetivo é levar o praticante a um estágio mais tranquilo, preparando o corpo para a meditação. A prática se dá através de permanências em posturas com o auxílio de acessórios que visam o alcance e o conforto na mesma. Não se trata de alongamento, mas sim de abertura, um acesso para um estado mais profundo de relaxamento físico e internalização dos sentidos.

YOGA (31 DE 83)-01.jpeg
Arogya II - por Nina Bufferli Barbosa-77.jpg

Yoga na cadeira

Prática de yoga inclusiva, conduzida de forma amorosa, para todas as pessoas, com deficiência ou doença, pós traumatismo, dores crônicas, enfim, uma prática que acolhe vários tipos de corpos de forma acessível. Buscamos o conforto dos alunos, respeitando suas necessidades individuais e focando em suas habilidades.

Tendo em vista que cada corpo é único e tem diferentes possibilidades, a prática tem a intenção de atender cada ser de forma individual.

Yoga gentil

Prática conduzida de maneira suave e amorosa, acessível a maioria das pessoas. Essa aula inclui terceira idade, gestantes, pessoas com dores crônicas e todas aquelas pessoas que gostam de experimentar o yoga de forma tranquila. A prática se utiliza de posturas básicas e acessíveis aos diferentes corpos presentes.

Arogya II - por Nina Bufferli Barbosa-94.jpg
Arogya II - por Nina Bufferli Barbosa-128.jpg

Yoga sem rótulo

Uma prática sem padrões que une os conhecimentos do yoga com outras formas de movimento. Explora-se os espaços do corpo e investiga a conexão profunda da unidade corpo-mente, podendo perceber como nos expressamos através dos movimentos corporais e a possibilidade de criar novos caminhos para esta expressão.

Yoga para casais gestantes - parto ativo

Aula de parto ativo onde o/a acompanhante se apropria do seu lugar de acompanhar o parto, esteja em casa, nos primeiros sinais do trabalho de parto, esteja na maternidade, numa fase mais ativa. 
As técnicas vão desde respirações para acalmar a mente, trazendo mais serenidade, como para a hora do trabalho de parto, período expulsivo, que algumas vezes, requer força direcionada corretamente, uma mente mais ativa, porém relaxada, e claro, a colaboração total do parceiro ou parceira.

PHOTO-2023-08-11-22-03-55.jpg
6ccd1428-d86c-4c76-a45b-939ae4ec3a8c_edited.jpg

Kundalini Yoga

Prática que associa pranayamas (técnica de respiração consciente), posturas, mantras e meditação para despertar e potencializar nossa consciência criativa. Fortalece o sistema nervoso e equilibra o sistema glandular, trazendo resiliência e vitalidade. É recomendada para pessoas de todas as idades, para as pessoas que precisam lidar com os desafios e tensões diárias. É um caminho para melhorar suas habilidades e estar mais equilibrado com os desafios dos novos tempos.

PROFESSORAS

VALORES

bottom of page